quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Materiais básicos para o desenho Mangá


Papéis: 
O papel sulfite, ele apresenta um bom desempenho, porém é nescessário cuidado pra não amassa-lo. 
O mais adequado, é o Westerprint, de 180 gramas,que pode vir em tamanho A3 ou A4. 
Mas o mais caro, é o pré-gabaritado, que já vem com o formato certo pra se desenhar a página do mangá. 

Lápis: 
Você pode ultilizar-se de lápis e lapiseiras pra se desenhar, mas é nescessário mante-lo sempre bem apontado, Em ambos os casos, existe uma graduação do grafite interno, que vai do mais macio(6B) até o mais duro(6H). Quanto mais macio, mais escuro será o seu traço. O grafite mais usado em lapiseiras é o 0,5, mas também podem se ultilizar o 0,7 e muitos ultilizam o 0,3 pra detalhes no desenho. 

Canetas: 
As canetas, são ultilizadas pra finalização do trabalho, por isso, devem ser escolhidas e tratadas com cuidado. Canetas técnicas, tem uma ponta de feltro, e nunca entopem, apesar de acabarem um pouco rápido. As canetas recarregáveis, usam tinta nanquim, e possuem maior precisão, porém precisam de uma manutenção mais cuidadosa. Para preencher aréas maiores de fundo preto, usam marcadores grossos. Não confunda com marcadores permanentes, pois são a prova de água. 

Pincéis: 
Podem ser usados não só pra contornar os desenhos, mas também pra preencher de preto aréas com sombra. Os usados são Nº 0, Nº 2, pra contornos e retoques delicados, e o Nº 5, pra preencher aréas de preto. Os pincéis ultilizados devem ter a ponta bem afiada. 

Réguas: 
Gabaritos de formas circulares e ovais, que auxiliam na construção de balões e formas arredondadas. réguas e esquadros, pra fazer cenários, requadros, e um compasso com adaptador pra canetas também ajuda muito pra se fazer formas variadas. Também pode se ultilizar cruvas francesas, que desenham mais formas em divessos tamanhos. 

Borrachas e corretores: 
Uma borracha plastica macia de cor branca deve ser usada, e limpada periodicamente em uma folha a parte, e também podem ser usados lápis borrachas, pra detalhes menores. pra corrigir erros feitos a nanquim, o mais usado é o guache branco, seguido por corretivos de boa marca. Uma caneta corretora só deve ser ultilizada em conjunto com uma régua, pra não borrar o desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário